Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ORIGEM DO NOME SANTA VITORIA DO PALMAR E SUAS RARAS PALMAS!!!

Por Que do Nome de Santa Vitória do Palmar:


O território de Santa Vitória do Palmar, durante muito tempo foi chamado de "Terra de Ninguém". O tratado de Santo Idelfonso estabelecia que a Espanha daria a Portugal a ilha de Santa Catarina e a Espanha ficaria com a Colônia do Sacramento e parte do Sete Povos das Missões. Ficou denominado Campos Neutrais desde o Taim até o Chuí.

Nesse território nem os espanhóis, nem os portugueses podiam localizar as suas tropas ou acampamentos. No ano de 1821 os Campos Neutrais foram integrados ao Brasil e Dom Diego de Souza fez o primeiro ano de jurisdição nesse território e concedeu a primeira sesmaria à Antônio Joaquim de Carvalho Porto.

Em 1852, o governo Imperial nomeou o Marechal Francisco José de Souza Soares Andréa para comissário e limitar com o Uruguai as terras brasileiras. O Marechal Soares Andréa iniciou um processamento de criação do povoado em terras que pertenciam a sesmaria de Carvalho Porto. No dia 19 de dezembro de 1855 fundaram a povoação, pelo Manuel Corrêa Mirapalhete.

Em 24 de dezembro de 1888, nossa cidade passou a ser chamada de Santa Vitória do Palmar devido a esposa de Manuel Corrêa Mirapalhete chamar-se Vitória e ser grande devota da Santa Vitória, e Palmar devido a grande quantidade de palmeiras na região. O povoado foi elevado a vila em 30 de outubro de 1872 à 1874, daí então o nome SANTA VITORIA DO PALMAR RS, segue a seguir fotos do nosso lindo Pamar ( são terras particulares), mas a espécie Palmeiras e protegida por lei, uma das espécies e a PHOENIX CANARIENSIS que é originária do arquipélago das Canárias, a noroeste do continente africano, descoberto em 1395 e até hoje pertencente à Espanha, onde é conhecida como Palma canária, protegida pela LEI Municiapl Nº 3.574/2004, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2004, mas o butiazeiro (Butia capitata), espécie nativa do Rio Grande do Sul, integra a lista de espécies ameaçadas de extinção, conforme o Decreto Estadual 42.099/2003. A maior concentração da palmeira, que cobria toda a área limítrofe à Lagoa Mirim, era no município de Santa Vitória do Palmar. Hoje, a concentração da frutífera é bastante escassa, devido ao avanço de atividades agrícolas, como o arroz irrigado, e da pecuária.

Butiá
O butiazeiro (Butia capitata) é uma frutífera e se constitui em espécie nativa do Rio Grande do Sul. Seus frutos se prestam tanto para o consumo in natura quanto para o preparo de sucos, licores e sorvetes. A polpa do fruto possui em média 39,13 miligramas de ácido L-ascórbico (vitamina C) em cada 100 gramas. O ciclo, número de dias entre a floração e a colheita, é de aproximadamente 85 dias. A floração ocorre de novembro a março e a colheita dos frutos se estende de fevereiro a junho. Cada planta produz em média 4,26 cachos, com peso médio de 13,15 quilos, o equivalente a uma produção de 56,02 quilos por planta.


ENFIM TERRAS VERDES DE MUITOS ENCANTOS, BELEZA RARA, ESPERAMOS QUE NO FUTURO PROXIMO NOSSOS FILHOS POSSAM DESFRUTAR DESTA BELEZA, QUE ESSA LOUCURA DESFREADA DE NAO PRESERVAR A NATUREZA, SE ACABE, PODENDO ASSIM, DEIXAR A NATUREZA SEGUIR SEU CURSO, SEM NOSSA INTERFERENCIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário