Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Historia do Povo Mergulhao!

FRAGATA UMA EQUIPE PARA NAO SER ESQUECIDA JAMAIS..........................................como todos, Santa Vitorienses sabem, o Fragata foi o nosso maior orgulho futebolistico que houve, pois no inicio era uma equipe que participava do municipal de Futsal, aonde rivalizava com outras equipes, tipo Terrorshow, Pindorama, Salso entre outras, mas apartir da participação no estadual, passou para muitos ser igual a nossa seleção dos dias de hoje, ou até maior, pois me lembro de ver o cardeal muito cheio, e uma sena que nunca mais me saiu da cabeça foi de ver um cara dependurado no alambrado, quase chorando, enlouquecido, era uma dos torcedores mais fanaticos, mas aquele era demais pois gritava, chingava juiz, e eu que era adolecente, fiquei extasiado, e depois disso, nao perdia um jogo do fragata, nos dois ultimos anos; Acho que o apelido dele era algo como "carola" ou algo parecido, assim para resumir era demaiiiis, aqui vai uma historia bem legal extraida do http://fragatamemoria.blogspot.com/2010/02/e-mergulhao-e-mergulhao.html , sobre nossa alcunha " Mergulhao",  




 alcunha de mergulhão era a décadas usada pejorativamente contra os habitantes e os nascidos em Santa Vitória do Palmar-RS. Bastava alguém saber que a pessoa era de  Santa Vitória ou que havia morado lá para disparar. Mergulhão!

A afirmação vinha sempre em tom de deboche, como se fosse a pior coisa do mundo ser um mergulhão. Sobre a origem desta alcunha existiam várias teorias, a mais aceita é imputada ao costume que teriam as pessoas, antigamente, de fecharem a casa toda quando um forasteiro aparecia e apenas o "chefe da família" se arriscava a dar as caras. A associação com o pássaro se daria ao comparar os longos mergulhos deste com o hábito das pessoas se esconderem dentro de suas casas.

Pois bem, era o Campeonato Estadual de 1989, partida disputada em Pelotas. Lá pelo segundo tempo a torcida   do time da casa começou a gritar:

- É mergulhão, é mergulhão!!!!

Lembro que meu tio, Fernando, foi o primeiro a responder:

-É Mergulhão, é Mergulhão!!! ALguns não se deram conta, mas em seguida toda a torcida do Fragata, que era maior mesmo fora de casa, estava gritando.

E os pelotenses tiveram que parar de gritar pois estavam, no fim das contas, torcendo para nós. O Fragata quebrava um preconceito de décadas.

Desde então o Mergulhão é tratado como um símbolo na cidade, ninguém mais se envergonha de ser chamado assim e a ave está presente em todos anúncios de festas, feiras, eventos da cidade.

PS.. todos os creditos acima sao do Post de LFMEGA do site http://fragatamemoria.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário